segunda-feira, 21 de maio de 2012

Linguagem Cognitiva Comportamental


Hoje usamos o Coaching, que Ć© tĆ£o somente um processo motivacional definido em comum acordo entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), isso de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o Coach apoia o cliente em sua busca da realizaĆ§Ć£o de metas num curto prazo de tempo, que acontece atravĆ©s da identificaĆ§Ć£o e uso das prĆ³prias competĆŖncias desenvolvidas, como tambĆ©m do reconhecimento e superaĆ§Ć£o de suas fragilidades, assim o Coach (o treinador, numa traduĆ§Ć£o ao pĆ© da letra) atua encorajando e/ou motivando seu cliente, procurando transmitir a ele a capacidade tĆ©cnica, para melhorar sua capacidade profissional, como tambĆ©m a pessoal, visando assim Ć  satisfaĆ§Ć£o dos objetivos definidos por ambos, tanto pelo Coach como com o Coachee.

Considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos, que atĆ© entĆ£o estariam desprendidos, desatados e talvez perdidos, podendo somente agrupĆ”-los, sem organizĆ”-los, transformando os em uma meta desafiante com um Plano de AĆ§Ć£o momentĆ¢neo, que pode levĆ”-lo a concretizar sua aspiraĆ§Ć£o, mas apenas do assunto em questĆ£o, apenas por sua dificuldade momentĆ¢nea, trabalhando o superficial, sem trabalhar o indivĆ­duo como um todo, sem trabalhar sua cogniĆ§Ć£o, suas crenƧas e vivĆŖncias, seu modo de pensar, de se comportar e agir frente Ć s dificuldades que virĆ£o pela frente.

O Assessment Ć© o que corresponde Ć  avaliaĆ§Ć£o, mas no ambiente corporativo, corresponde cada vez mais ao conceito de gestĆ£o profissional, em sĆ­ntese, o Assessment permite avaliar as competĆŖncias, conhecendo com maior eficiĆŖncia e critĆ©rio, as pessoas, o autoconhecimento e a gestĆ£o do conhecimento. Evoluindo, o Assessment Management Ć© a designaĆ§Ć£o contemporĆ¢nea para a identificaĆ§Ć£o do gerenciamento por intermĆ©dio de tĆ©cnicas e avaliaƧƵes que conduzem ao diagnĆ³stico do conhecimento potencial das pessoas.

A Linguagem Cognitiva Comportamental Corporativa e/ou Empresarial irĆ” trabalhar com aspectos do Coaching e com ferramentas do Assessment. Quaisquer mudanƧas duradoras tem que passar por fatores psicossociais (psĆ­quicos, comportamentais, ambientais e culturais e sociais) e nĆ£o apenas apoiando o, encorajando o ou motivando o, mas o tornando pleno e satisfeito consigo e com suas decisƵes profissionais e pessoais.
Assim, com o profissional bem resolvido tanto quanto seus dilemas e conceitos definidos, a partir daĆ­ podemos trabalhar tambĆ©m a saĆŗde psĆ­quica da empresa, legitimando assim o interesse da organizaĆ§Ć£o junto ao interesse do colaborador.

A saĆŗde psĆ­quica Ć© a energia que nos move a buscar nossos objetivos, esta energia pode ser afetada por fatores que independem a nĆ³s, por exemplo, quando vivemos em um ambiente corporativo, onde a saĆŗde psĆ­quica esteja abalada, onde a lideranƧa da empresa nĆ£o resolveu seus dilemas e conceitos, podendo assim gerar emoƧƵes desconstrutivas em sua equipe, acarretando a esta equipe doenƧas psicossomĆ”ticas, depressƵes, agressividade exagerada, compulsƵes, distĆŗrbios alimentares, crises de ansiedade, de pĆ¢nico e tambĆ©m num aumento da rotatividade de seus colaboradores.

Esse processo Ć© baseado no LCC, Linguagem Cognitiva Comportamental, onde os significados sĆ£o construĆ­dos pelo prĆ³prio indivĆ­duo, ou seja, nĆ£o sĆ£o componentes preexistentes da realidade, no entanto tais significados podem se constituĆ­rem como corretos ou incorretos em relaĆ§Ć£o a um contexto ou a objetivos especĆ­ficos.

Os significados tidos como incorretos na verdade sĆ£o denominados como “disfuncionais” ou “mal adaptativos” no que se referem Ć  ativaĆ§Ć£o dos sistemas, os erros (“distorƧƵes cognitivas” e “preconcepƧƵes”) podem acontecer tanto em relaĆ§Ć£o ao conteĆŗdo cognitivo propriamente dito (significado) como em relaĆ§Ć£o ao processo de elaboraĆ§Ć£o de significado (processamento cognitivo).


Os principais erros cognitivos no mundo empresarial sĆ£o a baixa autoestima, a dificuldade em aceitar elogios, o medo da rejeiĆ§Ć£o, a falta de objetivos, a dificuldade em dizer nĆ£o ao outro, nĆ£o gostar de si mesmo ou de sua aparĆŖncia, a suposiĆ§Ć£o de os outros nĆ£o gostem de dela, a pessoa acredita que sĆ³ alcanƧarĆ” metas fĆ”ceis, duvidando assim, da sua real capacidade, traduzindo, suas crenƧas adoecem e acabam comprometendo todo o clima organizacional da empresa com: disputa de vaidades, gerando fofocas e intrigas causadas por erros cognitivos comportamentais.