Hoje usamos o Coaching, que Ć©
tĆ£o somente um processo motivacional definido em comum
acordo entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), isso de acordo com a
meta desejada pelo cliente, onde o Coach apoia o cliente em sua busca da
realizaĆ§Ć£o de metas num curto prazo de tempo, que acontece atravĆ©s da
identificaĆ§Ć£o e uso das prĆ³prias competĆŖncias desenvolvidas, como tambĆ©m do
reconhecimento e superaĆ§Ć£o de suas fragilidades, assim o Coach (o treinador, numa traduĆ§Ć£o ao
pƩ da letra) atua encorajando e/ou motivando seu cliente, procurando transmitir
a ele a capacidade tƩcnica, para melhorar sua capacidade profissional, como tambƩm
a pessoal, visando assim Ć satisfaĆ§Ć£o dos objetivos definidos por ambos, tanto
pelo Coach como com o Coachee.
Considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos, que atĆ© entĆ£o estariam desprendidos, desatados e talvez perdidos, podendo somente agrupĆ”-los, sem organizĆ”-los, transformando os em uma meta desafiante com um Plano de AĆ§Ć£o momentĆ¢neo, que pode levĆ”-lo a concretizar sua aspiraĆ§Ć£o, mas apenas do assunto em questĆ£o, apenas por sua dificuldade momentĆ¢nea, trabalhando o superficial, sem trabalhar o indivĆduo como um todo, sem trabalhar sua cogniĆ§Ć£o, suas crenƧas e vivĆŖncias, seu modo de pensar, de se comportar e agir frente Ć s dificuldades que virĆ£o pela frente.
Considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos, que atĆ© entĆ£o estariam desprendidos, desatados e talvez perdidos, podendo somente agrupĆ”-los, sem organizĆ”-los, transformando os em uma meta desafiante com um Plano de AĆ§Ć£o momentĆ¢neo, que pode levĆ”-lo a concretizar sua aspiraĆ§Ć£o, mas apenas do assunto em questĆ£o, apenas por sua dificuldade momentĆ¢nea, trabalhando o superficial, sem trabalhar o indivĆduo como um todo, sem trabalhar sua cogniĆ§Ć£o, suas crenƧas e vivĆŖncias, seu modo de pensar, de se comportar e agir frente Ć s dificuldades que virĆ£o pela frente.
O Assessment Ć© o que corresponde Ć avaliaĆ§Ć£o, mas no ambiente corporativo,
corresponde cada vez mais ao conceito de gestĆ£o profissional, em sĆntese, o Assessment permite avaliar as competĆŖncias,
conhecendo com maior eficiĆŖncia e critĆ©rio, as pessoas, o autoconhecimento e a gestĆ£o
do conhecimento. Evoluindo, o Assessment
Management Ć© a designaĆ§Ć£o contemporĆ¢nea para a identificaĆ§Ć£o do
gerenciamento por intermƩdio de tƩcnicas e avaliaƧƵes que conduzem ao
diagnĆ³stico do conhecimento potencial das pessoas.
A Linguagem Cognitiva Comportamental
Corporativa e/ou Empresarial irĆ” trabalhar com aspectos do Coaching e com ferramentas do Assessment. Quaisquer
mudanƧas duradoras tem que passar por fatores psicossociais (psĆquicos,
comportamentais, ambientais e culturais e sociais) e nĆ£o apenas apoiando o, encorajando o ou motivando
o, mas o tornando pleno e satisfeito consigo e com suas decisƵes profissionais
e pessoais.
Assim, com o
profissional bem resolvido tanto quanto seus dilemas e conceitos definidos, a
partir daĆ podemos trabalhar tambĆ©m a saĆŗde psĆquica da empresa, legitimando
assim o interesse da organizaĆ§Ć£o junto ao interesse do colaborador.
A saĆŗde psĆquica Ć© a
energia que nos move a buscar nossos objetivos, esta energia pode ser afetada
por fatores que independem a nĆ³s, por exemplo, quando vivemos em um ambiente
corporativo, onde a saĆŗde psĆquica esteja abalada, onde a lideranƧa da empresa
nĆ£o resolveu seus dilemas e conceitos, podendo assim gerar emoƧƵes
desconstrutivas em sua equipe, acarretando a esta equipe doenƧas
psicossomĆ”ticas, depressƵes, agressividade exagerada, compulsƵes, distĆŗrbios
alimentares, crises de ansiedade, de pĆ¢nico e tambĆ©m num aumento da
rotatividade de seus colaboradores.
Esse processo Ć© baseado
no LCC, Linguagem Cognitiva Comportamental, onde os significados sĆ£o
construĆdos pelo prĆ³prio indivĆduo, ou seja, nĆ£o sĆ£o componentes preexistentes
da realidade, no entanto tais significados podem se constituĆrem como corretos
ou incorretos em relaĆ§Ć£o a um contexto ou a objetivos especĆficos.
Os significados tidos
como incorretos na verdade sĆ£o denominados como “disfuncionais” ou “mal
adaptativos” no que se referem Ć ativaĆ§Ć£o dos sistemas, os erros (“distorƧƵes
cognitivas” e “preconcepƧƵes”) podem acontecer tanto em relaĆ§Ć£o ao conteĆŗdo
cognitivo propriamente dito (significado) como em relaĆ§Ć£o ao processo de
elaboraĆ§Ć£o de significado (processamento cognitivo).
Os principais
erros cognitivos no mundo empresarial sĆ£o a baixa autoestima, a dificuldade em
aceitar elogios, o medo da rejeiĆ§Ć£o, a falta de objetivos, a dificuldade em
dizer nĆ£o ao outro, nĆ£o gostar de si mesmo ou de sua aparĆŖncia, a suposiĆ§Ć£o de
os outros nĆ£o gostem de dela, a pessoa acredita que sĆ³ alcanƧarĆ” metas fĆ”ceis,
duvidando assim, da sua real capacidade, traduzindo, suas crenƧas adoecem e
acabam comprometendo todo o clima organizacional da empresa com: disputa de vaidades,
gerando fofocas e intrigas causadas por erros cognitivos comportamentais.