Hoje usamos o Coaching, que é
tão somente um processo motivacional definido em comum
acordo entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), isso de acordo com a
meta desejada pelo cliente, onde o Coach apoia o cliente em sua busca da
realização de metas num curto prazo de tempo, que acontece através da
identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do
reconhecimento e superação de suas fragilidades, assim o Coach (o treinador, numa tradução ao
pé da letra) atua encorajando e/ou motivando seu cliente, procurando transmitir
a ele a capacidade técnica, para melhorar sua capacidade profissional, como também
a pessoal, visando assim à satisfação dos objetivos definidos por ambos, tanto
pelo Coach como com o Coachee.
Considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos, que até então estariam desprendidos, desatados e talvez perdidos, podendo somente agrupá-los, sem organizá-los, transformando os em uma meta desafiante com um Plano de Ação momentâneo, que pode levá-lo a concretizar sua aspiração, mas apenas do assunto em questão, apenas por sua dificuldade momentânea, trabalhando o superficial, sem trabalhar o indivíduo como um todo, sem trabalhar sua cognição, suas crenças e vivências, seu modo de pensar, de se comportar e agir frente às dificuldades que virão pela frente.
Considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos, que até então estariam desprendidos, desatados e talvez perdidos, podendo somente agrupá-los, sem organizá-los, transformando os em uma meta desafiante com um Plano de Ação momentâneo, que pode levá-lo a concretizar sua aspiração, mas apenas do assunto em questão, apenas por sua dificuldade momentânea, trabalhando o superficial, sem trabalhar o indivíduo como um todo, sem trabalhar sua cognição, suas crenças e vivências, seu modo de pensar, de se comportar e agir frente às dificuldades que virão pela frente.
O Assessment é o que corresponde à avaliação, mas no ambiente corporativo,
corresponde cada vez mais ao conceito de gestão profissional, em síntese, o Assessment permite avaliar as competências,
conhecendo com maior eficiência e critério, as pessoas, o autoconhecimento e a gestão
do conhecimento. Evoluindo, o Assessment
Management é a designação contemporânea para a identificação do
gerenciamento por intermédio de técnicas e avaliações que conduzem ao
diagnóstico do conhecimento potencial das pessoas.
A Linguagem Cognitiva Comportamental
Corporativa e/ou Empresarial irá trabalhar com aspectos do Coaching e com ferramentas do Assessment. Quaisquer
mudanças duradoras tem que passar por fatores psicossociais (psíquicos,
comportamentais, ambientais e culturais e sociais) e não apenas apoiando o, encorajando o ou motivando
o, mas o tornando pleno e satisfeito consigo e com suas decisões profissionais
e pessoais.
Assim, com o
profissional bem resolvido tanto quanto seus dilemas e conceitos definidos, a
partir daí podemos trabalhar também a saúde psíquica da empresa, legitimando
assim o interesse da organização junto ao interesse do colaborador.
A saúde psíquica é a
energia que nos move a buscar nossos objetivos, esta energia pode ser afetada
por fatores que independem a nós, por exemplo, quando vivemos em um ambiente
corporativo, onde a saúde psíquica esteja abalada, onde a liderança da empresa
não resolveu seus dilemas e conceitos, podendo assim gerar emoções
desconstrutivas em sua equipe, acarretando a esta equipe doenças
psicossomáticas, depressões, agressividade exagerada, compulsões, distúrbios
alimentares, crises de ansiedade, de pânico e também num aumento da
rotatividade de seus colaboradores.
Esse processo é baseado
no LCC, Linguagem Cognitiva Comportamental, onde os significados são
construídos pelo próprio indivíduo, ou seja, não são componentes preexistentes
da realidade, no entanto tais significados podem se constituírem como corretos
ou incorretos em relação a um contexto ou a objetivos específicos.
Os significados tidos
como incorretos na verdade são denominados como “disfuncionais” ou “mal
adaptativos” no que se referem à ativação dos sistemas, os erros (“distorções
cognitivas” e “preconcepções”) podem acontecer tanto em relação ao conteúdo
cognitivo propriamente dito (significado) como em relação ao processo de
elaboração de significado (processamento cognitivo).
Os principais
erros cognitivos no mundo empresarial são a baixa autoestima, a dificuldade em
aceitar elogios, o medo da rejeição, a falta de objetivos, a dificuldade em
dizer não ao outro, não gostar de si mesmo ou de sua aparência, a suposição de
os outros não gostem de dela, a pessoa acredita que só alcançará metas fáceis,
duvidando assim, da sua real capacidade, traduzindo, suas crenças adoecem e
acabam comprometendo todo o clima organizacional da empresa com: disputa de vaidades,
gerando fofocas e intrigas causadas por erros cognitivos comportamentais.
Oi, Walker, estamos esperando mais posts sobre o assunto! Boa sorte e acompanharei o blogue. Beijo!
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