segunda-feira, 4 de junho de 2012

Competência Emocional



Os significados das competências emocionais são construídos pelo próprio indivíduo, através de suas crenças e vivencias, fazendo o pensar, sentir e se comportar nas diversas situações do cotidiano, assim nossas competências emocionais irão ditar e transformar o nosso conhecimento individual em conhecimento coletivo.

 A competência emocional é como iremos nos comportar é a energia emocional é a que irá nos permitir que fatores externos que vão desviar ou não de nossos objetivos. A baixa autoestima, a rejeição, a falta de objetivos, a dificuldade em dizer não ao outro, o não gostar de si mesmo ou de sua aparência, a suposição de os outros não gostem de nós ou de nossa aparência são atitudes, sentimentos e cognições que geram estresse e nos levam a uma baixa competência emocional. 

Quando temos a autoconsciência de nossos processos internos, trabalhamos para mudar nossas cognições, ou seja, para mudar algo que não nos faz bem, não nos permitindo que sensações e emoções nos levem a perder o foco em nossos objetivos, não nos importando as circunstâncias ou as condições de nosso meio. 

Quando aprendemos a lidar com as nossas cognições, aprendemos também a ter comportamento e competências emocionais, tais como: quando e como lidamos com nós mesmos, a autopercepção que consiste em controlar nossos próprios estados interiores, nossas preferências e nossos recursos, já dentro da autopercepção ainda encontramos a percepção emocional, a auto-avaliação dos nossos pontos fortes e das nossas limitações, a autoconfiança em nosso valor e em nossa capacidade, o autocontrole de como  lidamos com emoções perturbadoras e nossos impulsos, o ser consciencioso em assumir a responsabilidade por nosso desempenho pessoal, a adaptabilidade e a flexibilidade para lidar com as mudanças e com as outras pessoas, a inovação em ser aberto diante de novas ideias, enfoques e novas informações, a vontade de realizar e de se esforçar para melhorar ou satisfazer um padrão de excelência, a dedicação em alinhar-se com as metas do grupo ou da organização, a iniciativa de estar pronto para agir diante das oportunidades, ser otimisma e perseverante na busca das metas, as quais queremos alcançar e ter uma boa  comunicação, essencial para ter competências emocionais e lidar com elas.

Devemos conhecer bem nossas emoções e sentimentos para melhorar nossas vidas e ter-mos uma maior certeza e segurança das decisões que tomamos, para poder gerir as emoções e as sensações de modo apropriado, reconhecendo as emoções das outras pessoas, saber o que elas precisam ou desejam e gerir relacionamentos.

Um comentário:

  1. Isso tudo parece, de certa forma, muito utópico. A vida é incongruente, parece a mim que mesmo diante de um conhecimento das emoções, em detrimento da subjetividade do cotidiano, do desconhecido futuro e do leque de possibilidades diárias não seria suficiente para controlar todo os benefícios que foram citados.

    Claro que um auto-conhecimento e controle é fundamental em uma busca por tal, mas talvez sendo pessimista, acho que o individuo primeiro deve enfrentar um verdadeira batalha para entender suas cognições e talvez mudar seu comportamento a partir disso.

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